Total de visitas: 1061
Plantio para sementes
Sementes – Estaqueamento – Luminosidade
Sementes: plantio direto e mudas que pedem tranplante
As sementes adquiridas vêm num saquinho com proteção metálica, corte a ponta e vá deixando cair em sulcos previamente feitos.
A profundidade de plantio tem a regra geral de ser 1,5 vezes o diâmetro da semente.
As embalagens de sementes vêm com data de validade, procure não adquirir sementes já próximas desta data, pois a taxa de germinação cai muito e corre o risco de não haver emergência suficiente.
Sementes grandes podem ser semeadas em linhas, calque com o dedo no substrato e coloque a semente.
A cobertura é feita com terra peneirada seca. Para sementes muito pequenas use um truque: misture-as com pó de café seco.
Ao peneirar sobre o substrato verá por onde passou evitando acumular sementes. Peneire terra seca bem fina sobre tudo. Cubra a sementeira com plástico e deixe longe do sol.
Diariamente faça uma rega com jato fino para não desalojar as sementes. Quando notar que estão começando a germinar, por volta de 5 a 7 dias, retire o plástico durante o dia, cobrindo quando chover e à noite.
O transplante para outros recipientes poderá ser feito quando planta tiver 6 folhinhas.
As mudinhas devem ser retiradas com cuidado, poderá usar uma faquinha velha ou uma colher, evitando danificar as pequenas raízes.
Para levar para o canteiro deverá ter pelo menos 10 cm de altura. Mas isto varia conforme o tipo de planta.
Estas informações estão nas fichas de hortaliças que acompanham os textos. Algumas plantas devem ser semeadas diretamente nos canteiros, tais como cenouras, rabanetes, feijão-vagem, ervilhas e favas.
Você encontrará o modo de preparar o canteiro nos textos correspondentes.
Com o canteiro pronto, abrir com o cabo da pazinha ou um pedacinho de ramo seco uma pequena cova, na profundidade recomendada na embalagem do fabricante. Deposite a semente e chegue a própria terra do canteiro à semente, cobrindo-a.
Quando tiver semeado tudo, regue com jato fino do regador ou mangueira, procurando não desplantar a semente. Será conveniente colocar a embalagem espetada num bambu no local, pois a memória pode falhar e você não ter idéia mais do que e onde semeou.
Estaqueamento
Algumas plantas, como as do pimentão, pimenta, necessitam de tutores para que se mantenham eretas.
Bambus são ótimos para isto, duráveis e fáceis de achar.
Amarre com cordão de algodão, fazendo um oito para evitar estrangular o talo.
Plantas como as do tomate, ervilhas, feijão-vagem, necessitam de treliças para se enredar, o que também pode ser feito com bambu ou sarrafos velhos.
Se fizer o canteiro deles junto a uma cerca, poderá usar a tela como suporte.
Veja o exemplo da figura 1.
A figura 2 é um exemplo do que poderá fazer se o cultivo do tomateiro for em vaso, possibilitando você a cultivá-lo na sacada ou terraço de seu apartamento
Local e Luminosidade
Quem possui um espaço no terreno de sua propriedade e deseja ali construir uma horta, deve observar a incidência do sol na área e as sombras de outras plantas e edifícios. Observar de manhã e à tarde.
Raios fortes do sol tornam as alfaces, rúculas e radites com folhas mais duras e, no caso destas duas últimas, com sabor amargo mais acentuado.
Dica
A orientação para leste é o melhor para hortaliças de folhas
No entanto, as com frutos, como tomate, pimentão e morangueiros, apreciam mais sol, então organize seus canteiros com orientação norte ou oeste.
Se o terreno é pequeno, coloque os canteiros de plantas mais altas mais para oeste, assim as plantas mais altas, como os pimentões farão sombra para as mais sensíveis.